terça-feira, 11 de outubro de 2011

Vaidosa, quem? Eu!?

Não sou uma jovem muito vaidosa, confesso!

Sou do tipo que não gosta de academia, porem adoro praticar esportes, quando mais nova gostava de jogar vôlei e fazer natação mas tive de para por um motivo de saúde, descobri que tinha Mioma e os médicos pediram que eu evitasse grandes esforços - só que pedir isso pra uma jovem de 17 anos de idade é muito - e a contra gosto pare com o vôlei e a natação.

E isso acarretou em um ganho de peso enorme, óbvio que o tratamento ao qual eu era submetida também favoreceu ao ganho de peso - fiz tratamento com análogo de estrogênio, que me levou a entrar em uma menopausa forçada, e cara ô troço ruim é essa tal de menopausa, affff! Crédo. O tratamento durou 9 meses, todo mês era aplicado uma cápsula em gel no meu abdômen , essa cápsula liberava o análogo de estrogênio no meu organismo.

Eu pesava 58 quilos no inicio do tratamento, e no dia da cirurgia eu pesava 76 quilos. Desde o inicio do tratamento eu engordei 18 quilos, mesmo fazendo acompanhamento com a nutricionista, minha família passou por uma verdadeira revolução, pois todos entraram no regime comigo como forma de me apoiarem durante todo o tratamento.

Com certeza você deve estar se perguntando o motivo desse desabafo, bem depois de 9 anos descobri que outro Mioma apareceu, dessa vez ele é intra-mural, ou seja, ele está localizado no meio da musculatura do útero.

Dessa vez não me restringiram nada, por enquanto, eu tenho feito acompanhamento de 3 em 3 meses, só que o meu plano de saúde resolveu fazer algumas alterações no seu sistema e por isso ficou mais difícil de fazer os exames por causa das cotas, os laboratórios tem uma cota a cumprir para cada plano de saúde.... SEM COMENTÁRIOS....

No inicio deste ano comecei a fazer natação novamente, como meio de lazer e também como meio de me manter em forma, pois não queira passar pela situação de antes - ganhar peso.

Em Junho o clima mudou e acabei parando com a natação devido a equação que para uma professora não é nada boa,
frio + água = infecção de garganta
E não foi nada bom para minha saúde essa quebra de rotina e o pior aconteceu, na época estava com 61 quilos agora estou com 71 quilos.
Minha auto estima está na verdade em baixa estima.... eu tenho me cuidado, não como doce muito doce, e nem tenho comido tanta fritura assim. O Mioma deve ter aumentado de tamanho e por isso eu ganhei tanto peso.
No fim do mês é o casamento da minha irmã, tive de mandar fazer uma roupa para mim pois não achei nada que me satisfizesse. Estou me sentindo horrível e não tenho tido vontade de fazer nada, nem mesmo dar aula.
Então hoje decidi "vou fazer alguma coisa para emagrecer e me sentir bem".


O inverno está quase terminando e não é muito difícil que você tenha adquirido alguns quilinhos. É hora de começar a se preparar para o verão, eliminar esses extras. Por isso não deixe para última hora e se planeje agora para estar de bem com o seu corpo.
1. Comece a praticar exercícios! Não deixe de praticar todos os dias, pelo menos 30 minutos. Se você não tempo para academia, faça caminhada ou outro tipo de atividade.
2. Beba de 2 a 3 litros de água diariamente. Se você não tem esse hábito, adquira. Comece com 1 litro por dia e vá aumentando aos poucos, deixe sempre uma garrafinha de água perto de você, assim não corre o risco de esquecer.
3. Faça de 5 a 6 refeições por dia. Não fique mais de três horas sem comer. Ficar horas sem comer faz com que você abuse na próxima refeição, além disso, ter uma alimentação fracionada faz com que o seu organismo trabalhe mais e queime mais calorias.
4. Aumente o consumo de verduras, legumes e frutas, mas não consuma somente estes grupos de alimentos. Não se esqueça dos cereais, leguminosas, carnes, leite e derivados.
5. Evite alimentos e bebidas que podem prejudicar o seu objetivo: frituras (batata frita, salgadinhos, preparações à milanesa, pastel, etc.), alimentos gordurosos (carne com gordura, frango com pele, bacon, alguns embutidos, etc.), doces muito elaborados, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
6. Consuma preparações assadas, grelhadas ou cozidas, opte por pratos simples, pois quanto menos ingredientes, menos calorias ele vai ter.
7. Quantidade, este é o segredo, talvez esta seja a dica mais importante. Diminua a quantidade dos alimentos consumidos. Veja bem, não é para passar fome, é para comer uma quantidade suficiente para matar sua fome e não a gula. Moderação sempre!
8. Substitua o doce diário por uma fruta, deixe para comer um docinho pequeno somente no final de semana. Por falar em final de semana, não se esqueça de fazer tudo certinho nestes dias também.
9. Controle a ansiedade através da prática de exercícios ou de alguma atividade que te dê prazer, encontre uma distração ou um hobby que faça com que sua atenção desvie da comida. Ler um bom livro, fazer uma caminhada, assistir um filme interessante são algumas dicas.
10. Não se pese todos os dias, isso não é necessário. Verifique somente 1x por semana e sempre na mesma balança, com roupas leves e de preferência no período da manhã.
Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.
***material retirado do site www.vilamulher.terra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário